Neste mês, comentamos aqui como a Netflix tinha abocanhado quase US$800 milhões somente com assinaturas realizadas pela App Store, colocando a plataforma de streaming como a líder disparada em receita na loja de aplicativos da Maçã. Bom, aparentemente essa farra toda não vai durar por muito tempo.
A empresa confirmou ao VentureBeat que, em breve, novos assinantes não poderão mais fazer suas assinaturas pelos apps da Netflix para iOS — será necessário dirigir-se ao site da plataforma para cadastrar-se e, só então, voltar ao app com as credenciais para acessar o catálogo. A mudança já começou a ser implementada em alguns territórios e deverá ser concluída ao longo das próximas semanas.
Embora não tenha sido oferecida uma explicação para a mudança, é bem clara a motivação da empresa: quando o usuário realiza a assinatura pelo app para iOS, ele está essencialmente realizando uma In-App Purchase contínua, o que significa que a Apple recebe uma fatia do valor pago — 30%, para ser mais exato, embora assinaturas com mais de um ano tenham a taxa diminuída para 15%. Levando os usuários para assinar o serviço em seu site, a Netflix não precisa dividir essa receita com ninguém.
Usuários mais antigos do iOS lembrar-se-ão que, até não muito tempo, o Spotify também oferecia a opção de assinatura dentro do app para iPhones e iPads; o serviço musical, entretanto, cobrava um valor maior para esse tipo de assinatura e, em uma época, chegou a orientar os usuários a assinarem o serviço pelo seu site para pagarem menos antes de cancelarem as assinaturas via iOS como um todo.
A Netflix, ao contrário do Spotify, sempre cobrou o mesmo preço de assinatura em qualquer meio, sem fazer diferenciações se o usuário fechava o pacote pelo app ou no próprio site.
É bom notar que, ao menos até segunda ordem, usuários que já mantêm suas assinaturas por meio do app para iOS poderão continuar pagando pelo serviço normalmente e não terão de refazer seus contratos. Caso você já tenha sido assinante da Netflix pela App Store e tenha cancelado o serviço, entretanto, terá necessariamente de ir ao site para refazer a assinatura.
via The Verge