13 de fevereiro de 2019 Apple planeja evento no dia 25 de março para lançar seu serviço de notícias

Apple planeja evento no dia 25 de março para lançar seu serviço de notícias

"Apple News Magazines", suposto serviço de assinatura de revistas da Apple (imagem: 9to5Mac)

Sabe o tal do “Netflix de revistas/jornais” da Apple, que as editoras — aparentemente — não estão muito animadas? Pois a empresa planeja lançar o serviço no dia 25 de março (uma segunda-feira), segundo informou o BuzFeed News.

Fontes do jornalista John Paczkowski (que tem uma relação muito próxima da Apple) informaram que o evento será basicamente focado no serviço de assinatura de notícias e que é muito improvável vermos lançamentos como novos AirPods, AirPower ou iPads — como foi especulado.

Ainda de acordo com Paczkowski, suas fontes se recusaram a comentar algo sobre o vindouro serviço de streaming de vídeos, o qual tem tudo para ser lançado em 2019 — e poderia muito bem estar nesse mesmo evento levando em conta que rumores apontaram para a sua chegada em abril.

Negociações com editores

Segundo o Wall Street Journal informou1, muitos editores estão resistindo a ideia por conta da divisão de receitas proposta pela Apple, que ficaria com 50% do valor arrecadado; os outros 50% seria divido entre todos os editores “de acordo com a quantidade de tempo que os usuários ficam envolvidos em os artigos”. Para completar, a Apple não quer fornecer informações de cartão de crédito ou endereços de email aos editores — algo muito utilizado por eles para criar bancos de dados e tentar comercializar seus produtos.

Jornais como The New York Times e Washington Post, por exemplo, ainda não entraram em acordo com a Apple por conta desses impasses; o próprio WSJ também não entrou, mas as conversas com a Apple foram descritas como “produtivas”.

Da forma que funciona hoje, o Apple News (que está disponível apenas na Austrália, nos Estados Unidos e no Reino Unido) já trabalha com assinaturas, com editores mantendo 70% da receita gerada e a Apple ficando com 30% — isso no primeiro ano; a partir do 13º mês, a fatia da Maçã cai para 15%, nos mesmos moldes da App Store. Muito provavelmente por isso, a decisão da empresa de ficar com 50% da receita gerada nesse novo serviço deve ter frustrado bastante os planos de editores e produtores de conteúdo.

Sem falar que muitos já oferecem assinaturas próprias nos seus respectivos sites por US$10 (valor que tem tudo para ser o cobrar pela Apple no seu serviço) ou até US$15; ao participar de um projeto como esse no qual a receita é dividida com outros veículos (de acordo com o tempo que o usuário passa lendo as matérias), a escala precisa ser enorme para realmente valer a pena — financeiramente falando, é claro, deixando de lado todos os outros aspectos como, por exemplo, a vitrine que um serviço da Maçã pode se tornar.

Dia 25 de março mesmo?

Há uma pequena chance de o evento mudar de data justamente por conta dessas negociações com as editoras e publicações. As fontes de Paczkowski disseram que alguns executivos estão realmente pu*** chateados. E, se a Maçã não conseguir fechar com grandes publicações, não faz sentido anunciar — a não ser que ela utilize o lançamento justamente para colocar pressão nesses veículos (uma estratégia que a empresa parece já ter usado no passado).

Veremos o que vem por aí!

via 9to5Mac, MacRumors

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