Possivelmente, nenhum elemento de interface caracteriza o macOS com tanta personalidade quanto o Dock. Ainda que muitos prefiram escondê-lo, é batata: mesmo uma pessoa pouco versada em tecnologia, ao ver aquela barrinha de aplicativos centralizada na parte inferior, saberá que está lidando com um computador da Apple.
O Dock existe há tanto tempo justamente porque funciona e é uma forma simples de reunir os aplicativos mais usados da sua máquina para acesso instantâneo. Nem todo mundo usa o computador da mesma forma, entretanto — há quem possa preferir uma abordagem diferente para o elemento, como um comportamento em que ele mostre somente os apps abertos naquele momento. E antes que você pergunte, sim, isso é possível.
Para fazer o Dock exibir apenas apps abertos, basta abrir o Terminal (que está na pasta “Utilitários” do seu diretório de Aplicativos) e colar nele o seguinte comando:
defaults write com.apple.dock static-only -bool true; killall Dock
Uma vez colado, basta apertar Enter
; o Dock reiniciará e passará a exibir somente os apps abertos. É bom lembrar que o sistema não salva o ordenamento dos ícones antes da mudança; caso você queira voltar ao comportamento anterior, portanto, terá de reorganizar os aplicativos da forma como eles estavam anteriormente — talvez seja uma boa ideia fazer uma captura de tela para lembrar.
Falando em voltar ao comportamento anterior, para restaurar o Dock ao seu funcionamento original basta colar o comando oposto no Terminal, seguido de Enter
. Este, aqui:
defaults write com.apple.dock static-only -bool false; killall Dock
Observe que só trocamos o true
por false
, nada mais.
Prontinho! Lembrando que, por padrão, o Mac não dá nenhum indicativo de quais aplicativos estão abertos ou não no Dock; para alterar essa configuração, basta acessar as suas preferências clicando em qualquer lugar “inativo” do Dock (ou indo em Preferências do Sistema » Dock) e selecionando a opção “Mostrar indicadores para aplicativos abertos”.
Aproveitem! 😉
via Rocket Yard