Em épocas que muito se fala em dar “match” (seja no relacionamento, com produtos que você quer comprar/vender, na busca de um alimento num estabelecimento próximo, etc.), por que não aplicar esse conceito para arrumar um emprego bem próximo à sua residência, evitar horas de deslocamento para chegar ao seu trabalho e tentar ter uma qualidade de vida melhor?
Pensando nisso, foi criado o app Linkle, que conecta empregadores a pessoas em busca de trabalhos perto de casa.
Idealizado pela brasileira Rosane Prado, que optou por se mudar para os Estados Unidos para aumentar as chances de criar este produto e conseguir um alcance global, ela se deparou com alguns problemas ao enfrentar as realidades do povo americano. Por exemplo: nos primeiros nove meses, morou em Boston (ao norte dos EUA), onde vivenciou o drama de as pessoas irem para o trabalho durante o inverno.
Na estação fria, a troca de emprego é alta porque, quando cai uma nevasca, as pessoas não conseguem chegar ao trabalho.
Ao se transferir para Fort Lauderdale, na Flórida (sul do país, onde ainda vive), passou a acompanhar a falta de transporte público para dar conta da demanda.
Essas e outras experiencias na América do Norte ajudaram a aprimorar o aplicativo, que foi recentemente lançado no Brasil — mais especificamente apenas alguns dias depois da implementação das restrições por conta do surto do Coronavírus (COVID-19).
Dado o momento atual, que inclusive está fazendo muitas pessoas perderem o emprego — alguns inclusive pela dificuldade de chegar ao local de trabalho —, o Linkle pode ser uma alternativa para encontrar um emprego próximo.
Um funcionalidade incluída após o lançamento do aplicativo foi a de solidariedade — nesta época de COVID-19, ela mostra pessoas precisando de ajuda próximas a você, conectando pessoas que oferecem/precisam de ajuda.
O app pode ser baixado gratuitamente em dispositivos iOS e Android. O primeiro passo para consolidar o Linkle no Brasil é atrair empresas interessadas em oferecer vagas para trabalhadores residentes em suas proximidades (de forma gratuita) — as empresas interessadas em oferecer vagas pelo Linkle precisam se cadastrar pelo site oficial do app.
Ótima iniciativa, não?