Após quase 20 anos do seu lançamento, um iMac G4 ganhou nova vida com o processador M1. O desenvolvedor Colby Sheets realizou a façanha de colocar o poderosíssimo processador da Apple dentro dessa máquina, e o resultado deu supercerto!
Em um post no forum do MacRumors, Sheets contou alguns detalhes do projeto. Desde criança, ele era fã do design icônico estilo “abajur” do iMac G4, e sempre pensou em colocar um processador mais novo dentro dele.
Ele disse que os processadores da Intel eram grandes demais e esquentavam mais do que o ideal para serem colocados na base semicircular da máquina. Com a chegada do Apple Silicon, isso se tornou totalmente possível.
Apesar de não ser engenheiro, com a ajuda de alguns colaboradores, Sheets conseguiu de fato colocar o processador M1 de um Mac mini na carcaça do iMac G4.
Só o pessoal bem das antigas se lembrará, mas o iMac G4 foi lançado em janeiro de 2002, com um processador PowerPC G4 de 700MHz ou 800MHz, 128GB ou 256GB de RAM e disco rígido de 40GB ou 60GB — ah, e com um drive CD-RW! Na época — na verdade, até hoje —, o computador virava os olhos de quem o via por conta do seu design único (retrô e futurista ao mesmo tempo).
Bons tempos, não?