Nesta semana, um rumor esquisito relacionado aos futuros MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas mencionou a possibilidade de os notebooks virem com um recorte semelhante ao dos iPhones.
Pois hoje, o leaker DuanRui encontrou uma publicação no Weibo — do usuário AnyTurtle999 — a qual supostamente mostra o display desses MBPs. DuanRui frisou, contudo, que mesmo com esse possível notch, não teremos um Face ID — continuaremos com o Touch ID, ainda que a Apple abandone a Touch Bar como os rumores indicam.
Aparentemente, nesse espaço teríamos a câmera FaceTime (possivelmente com resolução Full HD 1080p), o microfone e um sensor de luz ambiente para o recurso True Tone.
É claro que tudo isso ainda não passa de rumor e deve ser levado em consideração com bastante receio. Mas, caso se confirme, ainda que tenhamos um belo recorte na tela, as bordas/margens do display seriam realmente bem menores do que as que temos atualmente.
Para ilustrar essas mudanças, o designer Parker Ortolani criou o conceito abaixo:
Isso porque já foram encontradas referências (na versão beta do macOS Monterey) a novas resoluções de 3024×1964 pixels e de 3456×2234 pixels (para os MBPs de 14″ e 16″, respectivamente); ao subtrair 74 pixels da altura de ambos (justamente para o recorte), as novas resoluções de 3024×1890 e 3456×2160 são equivalentes a uma proporção exata de 16:10 — presente em todos os modelos vendidos hoje.
O 9to5Mac argumentou que um notch desses no Mac seria provavelmente menos intrusivo do que no iPhone — por causa da barra de menus do macOS.
Se pensarmos, o centro da tela do Mac geralmente é vazio pois os itens da barra de menus não chegam a ocupar esse local. E como os novos MacBook Pros deverão vir com telas Mini-LED, a Apple poderia utilizar uma barra de menus preta esses modelos, para que ela se misture ao notch (deixando o entalhe menos perceptível).
O que acham? Preparados para mudanças radicais assim?!