10 de outubro de 2022 Só a Apple aumentou as vendas de computadores no 3º trimestre

Só a Apple aumentou as vendas de computadores no 3º trimestre

Homem usando Apple Watch, MacBook Pro e AirPods Pro

Sabemos que o mundo ultimamente está passando por uma crise econômica, a qual faz os índices de vendas caírem e dificulta o lançamento de novos produtos. No terceiro trimestre de 2022, as vendas de computadores tiveram uma queda geral, com todas as empresas registrando quedas em seus números, menos uma: a Apple.

De acordo com a IDC, foram 15% de computadores a menos vendidos ao compararmos as estatísticas mais recentes com as do terceiro trimestre de 2021: foram 74,3 milhões de unidades comercializadas no período, contra 87,3 milhões do mesmo período do ano passado. O preço médio de venda também caiu após quatro trimestres de alta.

Todas as cinco maiores empresas do ramo registraram decréscimos em relação ao 3˚trimestre de 2021, à exceção da Apple. Ainda assim, a Maçã ficou em quarto lugar em participação no mercado, com 13,5% — e um crescimento de 40,2%. Em primeiro lugar, ficou a Lenovo — com 22,7% de market share, embora tenha registrado 16,1% de queda —, seguida pela HP (17,1%) e pela Dell (16,1%).

No gráfico abaixo, podemos ver, ainda, as variações das fatias de mercado que cada empresa detém desde o terceiro trimestre de 2021. É possível observar como o market share da Apple teve um sensível aumento do segundo para o terceiro trimestre de 2022, bem como em relação ao ano passado. Os dados são oriundos de pesquisas em mais de 90 países.

Por outro lado, a Canalys trouxe dados bastante diferentes, em especial no que tange à Apple. Apesar de a empresa de consultoria não divergir tanto da IDC com relação aos números gerais e de outras empresas, ela foi completamente de encontro em relação à proporção do crescimento da Apple. Para a Canalys, a Maçã cresceu apenas 1,7% no último trimestre quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Pesquisa da Canalys sobre venda de PCs no 3º trimestre

Apesar de a mensagem geral permanecer basicamente a mesma — a Apple foi a única a crescer —, a diferença é excessivamente grande, acima de qualquer margem de erro. As porcentagens das outras empresas, em contrapartida, são compatíveis com o colocado pela IDC, como podemos ver no gráfico acima.

Veremos como as outras firmas de pesquisa analisarão o mesmo período…

fonte

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?