Nesta semana, um leaker anônimo compartilhou detalhes sobre o funcionamento dos especulados novos botões dos “iPhones 15 Pro”, os quais muito provavelmente deixarão de ser físicos e passarão a ser de feedback tátil.
Somando às informações já divulgadas, o leaker disse ontem, no fórum do MacRumors, que a sensibilidade dos novos botões será “customizável” graças a uma nova alternância que deverá ser disponibilizada nos Ajustes, segundo o próprio veículo.
A questão foi levantada após dúvidas sobre como os botões com feedback tátil funcionarão com luvas e capas (cases), já que os sensores capacitivos geralmente requerem contato direto com a pele.
Esqueci de mencionar que esses botões capacitivos funcionarão muito bem com luvas e cases se projetados corretamente, pois há uma alternância de sensibilidade.
Como explicado pelo 9to5Mac, os botões capacitivos carregam e descarregam continuamente o sensor com uma pequena corrente elétrica. Ao toque de qualquer coisa com uma carga elétrica armazenada (como nossos dedos), isso muda sua capacitância, acionando o sensor — por isso a dúvida ao usar luvas e cases, uma vez que esses itens podem interferir na transferência dessa carga.
Vale notar que os rumores sobre a implementação de botões com feedback tátil estão voltados para os “iPhones 15 Pro [Max]”, de modo os modelos de entrada/intermediário continuarão usando os botões físicos atuais.