No fim do ano passado, comentamos que a Apple estava considerando fabricar iPads na Índia como uma forma de diminuir sua dependência na China. Detalhes como uma suposta falta de mão de obra qualificada no país e outros fatores fiscais, entretanto, eram colocados como alguns dos principais entraves para a execução desse plano.
Pois bem, de acordo com informações da Bloomberg, a Apple pode estar mais próxima do que nunca de trazer a produção dos seus tablets para o país asiático de uma vez por todas — lembrando que a empresa já fabrica alguns iPhones e está se preparando para produzir AirPods por lá.
Mais especificamente, o governo do primeiro-ministro Narendra Modi concordou em aumentar para 170 bilhões de rúpias (aproximadamente US$2 bilhões) o incentivo para empresas que decidirem levar suas cadeias de produção para a Índia. Até então, esse incentivo era de 73,5 bilhões de rúpias (~US$1,02 bilhões).
Apesar de contemplar qualquer companhia, essa medida claramente tem a Apple como objetivo principal, que já chegou a pedir para que o governo triplicasse os incentivos para a fabricação de laptops, tablets e outros computadores pessoais. De acordo com as regras desse incentivo, aprovado em 2021, as empresas têm direito a uma espécie de cashback que vai de até 5% do valor das vendas de dispositivos fabricados na Índia.
A Índia, vale notar, já é responsável pela fabricação de 7% de todos os iPhones vendidos no mundo e vem tentando há alguns anos se estabelecer como um centro de fabricação atrativo ao capitalizar em cima das disputas comerciais envolvendo os Estados Unidos e a China. Como o incentivo — além de tablets — cita laptops e outros computadores pessoais, não é impossível que vejamos alguma movimentação da Maçã também no sentido de levar a produção de algum dos seus MacBooks para o país.
Aguardemos, portanto.