Em mais um belo tiro no pé, Elon Musk o Twitter anunciou hoje que está limitando a quantidade de tweets que usuários podem ver por dia.
Sim, vocês não leram errado: quando usuários atingirem tal limite, a rede social simplesmente deixará de funcionar até o dia seguinte. Uma ótima notícia para os viciados de plantão, que certamente soará como um belo canto de pássaro para os anunciantes do Twitter que dependem, é claro, da forte audiência da plataforma.
Ao anunciar a novidade, Musk disse que a medida visa combater “níveis extremos de extração de dados e manipulação de sistema” — como se não houvesse nenhuma outra forma de fazer isso, tipo de fato usar análise computacional para determinar se um usuário está com um comportamento diferente de um humano.
Os limites estipulados hoje — num dia em que o Twitter está bastante instável, cheio de falhas — são de 6.000 posts diários para contas verificadas (isto é, quem paga pelo Twitter Blue), 600 posts diários para contas não verificadas e 300 posts diários para contas verificadas que foram criadas recentemente. Também segundo Musk, esses números subirão “em breve” para, respectivamente, 8.000, 800 e 400.
Ainda ontem, conforme noticiamos aqui no site, o Twitter foi totalmente fechado para quem está logado na plataforma — ou seja, agora tweets e perfis só podem ser visualizados por quem tem uma conta lá.
Em uma nota relacionada, você aí pode seguir o @MacMagazine no Mastodon.