A Samsung Display entrou com uma ação contra a BOE Technology na qual acusa a empresa concorrente de infringir cinco de suas patentes para telas OLED1 que são usadas em dispositivos móveis — inclusive, algumas usadas na fabricação de displays para produtos da Apple, como o iPhone 12.
De acordo com a Reuters, a empresa entrou com um pedido em um tribunal federal no estado do Texas (Estados Unidos) para que fossem reconhecidos danos por violações de patentes relativas a telas OLED fornecidas pela BOE; ela também solicitou a interrupção das importações e das vendas de tais peças.
No processo, a Samsung afirma que “sofreu e continuará sofrendo” danos irreparáveis causados pela violação da patente 599, que versa sobre uma tecnologia para melhorar a qualidade da imagem de um dispositivo.
Tendo ultrapassado a LG e alcançado o segundo lugar em participação no mercado de telas OLED no ano passado, a BOE vem se estabelecendo com uma gigante no seguimento, que ainda é dominado pela Samsung.
A empresa não é a primeira a entrar na mira da sul-coreana. No fim do ano passado, a Samsung chegou a apresentar uma queixa à Comissão de Comércio Internacional (International Trade Commission) alegando o uso ilegal de suas patentes por diversas companhias fabricantes de telas OLED.
Até mesmo um ex-executivo da Samsung foi alvo de uma denúncia após supostamente roubar a tecnologia da sua ex-empresa e a entregar a uma fábrica chinesa de produtos falsificados.
Voltando ao caso envolvendo a BOE, nem a Samsung e nem a Apple se pronunciaram publicamente sobre o assunto.