Uma pesquisa da CIRP mostrou uma tendência interessante que relaciona a preferência por determinados serviços da Apple com base na faixa etária dos clientes da empresa. Segundo os dados, enquanto usuários mais jovens preferem o Apple Music, os mais velhos optam mais pelo Apple TV+.
Embora a Maçã conte com outros serviços como iCloud+, Fitness+ e Arcade, a CIRP quis saber a opinião dos usuários especialmente sobre os dois serviços supracitados. Conforme indica um gráfico da pesquisa publicado pelo 9to5Mac, o Music é usado por mais de 40% dos clientes da Apple em todas as faixas etárias, enquanto o TV+ é assistido por menos de ⅓.
Dividindo os clientes da Maçã em seis faixas etárias diferentes, a pesquisa constata que o Apple Music vence o “concorrente” em todas elas, menos na última faixa, que compreende clientes com 65 anos ou mais. 21% desses clientes assistem às produções do Apple TV+, enquanto menos da metade (10%) usa o serviço de músicas.
Entre os clientes com idades que variam dos 18 aos 24 anos, por outro lado, o Apple Music é adotado por 48%, enquanto o TV+ é assistido apenas por 30%. É interessante notar que a adesão geral aos dois serviços vai crescendo até a faixa de clientes entre os 35 e os 40 anos (faixa na qual atinge seu pico) e vai diminuindo progressivamente a partir daí.
Embora os dados sejam referentes aos Estados Unidos, algumas justificativas apontadas pela CIRP para esse resultado, de certa forma, são universais. Enquanto jovens são mais experientes em tecnologia e podem procurar por uma “solução perfeita” no ecossistema da Maçã, eles também estão mais propensos ao mercado de músicas digitais.
Obviamente, por aqui, a porcentagem de clientes da Maçã que usa seus serviços deve ser bem menor que nos EUA, mas, entre os que usam, a probabilidade dessa relação idade-serviço ser a mesma não é muito remota.