Frequentemente associada a termos como obsolescência programada, a Apple vem tentando mudar esse paradigma nos últimos anos — não somente com ações, mas também com posições públicas sobre o tema. Dessa vez, a Maçã enviou uma carta em apoio a uma lei de Direito ao Reparo no estado da Califórnia (Estados Unidos).
No documento [PDF], que foi endereçado a uma senadora do estado, a Maçã orienta explicitamente os congressistas a votarem pela aprovação da SB 244, lei que versa sobre o direito de reparo tanto de eletrônicos de consumo (como smartphones, notebooks, etc.), quanto de eletrodomésticos.
Ao longo da carta, a Apple cita iniciativas como os programas relacionados a reparos autorizados e destaca o recém-lançado Self Service Repair, que “fornece aos proprietários de dispositivos individuais manuais e acesso a peças e ferramentas para reparar a maioria dos produtos” lançados pela empresa a partir de 2022.
A Maçã justifica seu apoio à lei devido ao fato de ela possuir requisitos para proteger tanto a segurança dos usuários quanto a propriedade intelectual dos fabricantes de produtos. Mesmo assim, a empresa deixou claro que certas garantias devem ser seguidas pelo projeto para que esse apoio continue de pé.
Entre elas, estão as de que os provedores de reparo não poderão desativar recursos de segurança dos dispositivos, de que os próprios fabricantes deverão fornecer a documentação, as ferramentas e as peças para os reparos e de que o uso de peças não genuínas seja divulgado por tais provedores.
A Apple encerra a carta afirmando apreciar a oportunidade de apoiar os esforços para “melhorar as opções do consumidor na Califórnia” e também ressaltando a essencialidade de serviços de reparo de dispositivos que sejam confiáveis e priorizem a escolha do consumidor.
Como os ventos mudam, não?
via iFixit