11 de novembro de 2023 iOS 17.2 traz indícios de que Apple está se preparando para sideloading

iOS 17.2 traz indícios de que Apple está se preparando para sideloading

Craig Federighi falando sobre o sideloading

Por mais que a Apple não queira — e ela de fato não quer, afinal, está brigando judicialmente para que isso não aconteça —, ela tem que se preparar para oferecer o famoso sideloading a fim de continuar operando na União Europeia. A regra, caso seja confirmada, entrará em vigor em março de 2024, quando a Maçã terá que abrir as portas do iPhone e do iPad para que usuários possam comprar/baixar apps de outras lojas de aplicativos além da App Store.

Com isso em mente, o 9to5Mac encontrou indícios nos códigos do iOS 17.2 (o qual está na sua segunda versão de testes) de que a Apple está mesmo se mexendo para deixar tudo preparado.

Segundo o site, a futura versão do sistema tem um novo framework público intitulado Managed App Distribution (Distribuição Gerenciada de Aplicativos). Inicialmente, eles cogitaram que isso tivesse relação com as soluções MDM (sigla em inglês para gerenciamento de dispositivos móveis), pelas quais é possível instalar aplicativos corporativos atualmente (sem precisar enviá-los para a App Store). Contudo, eles acham que tem mais caroço nesse angu.

Ao analisar mais a fundo, eles viram que o framework tem uma extensão declarada no sistema, o que significa que outros aplicativos podem criar essas mesmas extensões. Cavando ainda mais, viram que aplicativos de terceiros terão permissão para instalar outros apps — permitindo, assim, que desenvolvedores criem as suas próprias lojas de aplicativos.

No mais, o framework tem controles básicos para baixar, instalar e até mesmo atualizar aplicativos de fontes externas. Ele também pode verificar se um aplicativo é compatível com um dispositivo específico ou com uma versão do iOS, replicando o comportamento da App Store.

Quer mais? Eles também encontraram referências a um bloqueio por região, o que sugere que a Apple poderia restringir essa novidade a países/locais específicos — o que com toda certeza acontecerá no caso do sideloading, já que a regra se aplicará (pelo menos inicialmente) apenas em países da União Europeia — a Apple não abrirá mão da receita da App Store tão facilmente assim em outros países.

Fato é que, independentemente da vontade da Maçã, ela tem que estar preparada para o pior cenário. Como março de 2024 está “logo ali”, faz sentido ela já começar a implementar e explorar essas futuras novidades no sistema.

fonte

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?