Cumprindo a promessa feita no ano passado, a MacPaw — dona do serviço de assinatura de aplicativos Setapp — anunciou hoje que lançará a sua loja de apps alternativa para o iOS ainda neste ano na União Europeia.
O anúncio foi feito após o detalhamento das mudanças a serem feitas na App Store e no iOS — que permitirão lojas de terceiros no sistema dos iPhones — em resposta à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da UE.
A MacPaw afirmou estar se sentindo otimista em relação às transformações já esperadas e impulsionadas pela DMA, que “está moldando uma nova era para um ecossistema digital mais equitativo e dinâmico”. A empresa destacou, porém, que a jornada em direção a um iOS inteiramente competitivo ainda estaria em andamento.
Diante disso, foi anunciado que o Setapp ganhará uma loja alternativa na UE — algo bastante pedido pelos usuários — ainda neste ano, com o objetivo de “estabelecer um ecossistema de apps balanceado, no qual desenvolvedores passam prosperar sob um modelo de negócios que promova justiça e valor, independentemente do seu tamanho”. Trata-se de um dos primeiros anúncios da criação de novas lojas após a oficialização das mudanças no iOS.
Segundo a empresa, uma versão beta da loja alternativa já está nos seus estágios finais de desenvolvimento. A MacPaw também afirmou estar engajando desenvolvedores de apps compatíveis com várias plataformas no Setapp a fim de garantir que a transição para a distribuição alternativa seja suave e que a qualidade dos serviços seja mantida.
No anúncio, a desenvolvedora do Setapp também disse buscar colaborar com os principais criadores de apps para procurar formas mais equitativas de alcançar os seus consumidores. A empresa considera as mudanças na App Store e no iOS como uma chance de trabalhar coletivamente em torno de uma loja de apps que possa oferecer uma experiência única e, assim, realizar um impacto positivo e significativo no setor.
Para desenvolvedores, a empresa oferece oportunidades no Setapp for Developers, enquanto, para os usuários, até o momento, há uma lista de espera para usar a loja alternativa quando ela estiver disponível. Vale lembrar que o serviço de distribuição alternativa de apps no iOS funcionará apenas em países da UE.
Desde o ano passado, mais de 30 desenvolvedores já haviam confirmado que iriam disponibilizar seus apps na nova loja. O Setapp oferece, até o momento, acesso a apps para macOS e web mediante o pagamento de uma assinatura mensal, repassando entre 70% e 90% do valor aos criadores.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.