7 de fevereiro de 2024 iFixit atribui nota baixa para reparo do Apple Vision Pro, mas faz elogios

iFixit atribui nota baixa para reparo do Apple Vision Pro, mas faz elogios

Desmonte do Vision Pro pela iFixit

Após compartilhar diversos detalhes do Apple Vision Pro com o desmonte inicial do dispositivo, a iFixit divulgou hoje a segunda parte desse processo, revelando vários novos insights sobre a construção do headset.

Alguns dos focos da iFixit nessa segunda parte foram os displays do Vision Pro, bem como a bateria, as lentes, os sensores e os chips do gadget.

Displays

Apesar de não terem tecnicamente resolução 4K, as telas têm uma densidade de pixels incrível, com mais de 50 pixels do Vision Pro cabendo no espaço de um único pixel do iPhone 15 Pro, como referência.

Tal densidade se traduz em cerca de 3.386 pixels por polegada, oferecendo uma experiência visual rica que, embora não seja 4K pelos padrões convencionais, excede a contagem de pixels de uma TV 4K.

Vale notar, porém, que a tela não acende de ponta a ponta, então foi contada apenas a parte iluminada de cada display — a qual mede cerca de 27,5mm de largura por 24mm de altura.

Usando um microscópio extremamente preciso, a iFixit mediu os pixels em 7,5 micrômetros (μm), o tamanho de um glóbulo vermelho.

Bateria e lentes

A desmontagem também mostrou o design da bateria do Vision Pro que, apesar de ser “excessivamente projetada” e difícil de abrir sem danos, contém uma série de recursos de hardware, como sensores de temperatura e um acelerômetro.

A iFixit conseguiu projetar sua própria bateria para contornar as restrições do design da Apple, proporcionando o dobro de duração da bateria incluída. Isso também revelou que o Vision Pro é relativamente livre da “política” de emparelhamento de peças, uma prática comum em produtos da Apple que restringe a capacidade de reparo.

Isso significa que os componentes podem ser trocados, como os alto-falantes, sem acionar avisos de “peça não reconhecida” — um benefício importante para entusiastas e profissionais de reparos.

Com relação às lentes, a iFixit criticou apenas a necessidade de emparelhar as lentes com o dispositivo, além do fato de que qualquer erro no envio de uma prescrição poderá inutilizar as lentes — as quais custam a partir de US$100.

Chips e sensores

Para detalhar os vários sensores incorporados à placa lógica do Vision Pro, a qual também incorpora os chips R1 e M2, a iFixit criou um guia com todas essas informações.

Nota de reparabilidade

Com relação à nota de reparabilidade do dispositivo, a iFixit disse que, embora não “saiba o suficiente” para divulgar uma pontuação concreta, eles estão confortáveis em atribuir uma nota provisória de 4 pontos (de 10).

Nesse sentido, eles apontam que a capacidade de reparo do Vision Pro apresenta uma mistura. Do lado positivo, sua bateria é modular e as peças que entram em contato com o usuário são facilmente substituíveis — como as inserções das lentes e as vedações de luz.

No entanto, o vidro frontal do headset representa uma grande vulnerabilidade. Sua fragilidade significa que mesmo sensores totalmente funcionais se tornam inúteis com uma tela quebrada, afetando a durabilidade geral do dispositivo e a experiência do usuário.

Comparativamente, os headsets rivais da Meta oferecem um design mais durável com revestimentos externos feitos de plástico e câmeras embutidas protegidas por um entalhe separado, tornando-os significativamente mais robustos que o Vision Pro.


Apple Vision Pro (miniatura)
Comprar
Apple Vision Pro
de Apple 🇺🇸
Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

fonte

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?