A keynote de abertura da WWDC24, na qual a Apple apresentará os seus próximos sistemas operacionais, está se aproximando — e nós já acompanhamos rumores sobre algumas possíveis novidades. Nesse sentido, pode ser que a companhia dê uma repaginada nos apps Notas (Notes), Calculadora (Calculator), Calendário (Calendar) e outros.
Agora, novas informações divulgadas pelo AppleInsider dão conta de que a empresa aproveitará a inteligência artificial generativa para fornecer recursos de edição à la Photoshop no app Fotos (Photos).
O recurso, apelidado de “Limpar” (“Clean Up”), estaria presente na versão de pré-lançamento do macOS 15. Mais precisamente, a Apple teria colocado-o no menu de edição ao lado de opções existentes para ajustes, filtros e recorte.
Ainda segundo a reportagem, o recurso parece substituir a ferramenta Retoque, disponível nas versões mais recentes do aplicativo Fotos para macOS. Ao contrário dessa ferramenta, no entanto, espera-se que o recurso “Limpar” ofereça opções de edição aprimorados e a possibilidade de remover objetos maiores de uma foto.
Com o “Clean Up”, os usuários poderão selecionar uma área de uma foto por meio de uma ferramenta de pincel e remover objetos específicos de uma imagem. Nas versões internas do aplicativo, os testadores também podem ajustar o tamanho do pincel para facilitar a remoção de objetos menores ou maiores.
Embora o recurso em si esteja sendo testado nas próximas gerações dos sistemas operacionais da Apple, a empresa teria dado um gostinho dele na divulgação do seu próximo evento especial, o qual será realizado nesta terça-feira (7/5).
Mais precisamente, a arte que promove o evento no site da Apple permite apagar parte ou todo o logotipo ao passar o dedo/mouse sobre ele, algo que poderá funcionar como o recurso em questão.
O AppleInsider também comparou o possível futuro recurso da Apple à ferramenta “Preenchimento sensível ao conteúdo” (“Content-Aware Fill”), do Adobe Photoshop. Essa opção permite aos usuários remover objetos de uma imagem aproveitando a IA generativa.
Naturalmente, espera-se que o novo recurso faça sua estreia junto aos os novos sistemas operacionais da Apple; no entanto, há a possibilidade de uma menção a isso no evento de amanhã. Veremos…
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.