Um pesquisador encontrou uma maneira para permitir que desenvolvedores animem ícones de aplicativos no iOS — possibilidade atualmente restrita à própria Apple e utilizada pela empresa apenas nos ícones dos apps Relógio (Clock) e Calendário (Calendar) — para mostrar hora e data atuais.
Basicamente, Bryce Bostwick fez uma espécie de gambiarra para permitir a mudança constante do ícone de um aplicativo. Isso foi necessário porque a Apple impõe uma espécie de proteção para que apps só façam alterações no ícone caso o usuário conceda essa permissão explicitamente.
Burlando essa proteção, é possível alterar o ícone com uma constância predeterminada — o que pode dar a determinado ícone uma aparência de movimento com a combinação de vários frames, por exemplo, ou apenas permitir alterá-lo discretamente em determinada parte do dia ou durante um evento.
No vídeo publicado em seu canal do YouTube, ele mostrou detalhadamente como fazer a tal gambiarra. Como destacado pelo 9to5Mac, ela consiste em usar um método privado para chamar a API 1 responsável pelos ícones alternativos no iOS com a finalidade de pular a etapa de verificação do usuário.
Ele também deu um jeito de “enganar” o sistema para que o iOS entenda que o aplicativo está ativo, mesmo caso ele esteja sendo executado em segundo plano, já que isso é um requisito para que a API de ícones alternativos faça a troca.
Embora acredite que a Apple poderá intervir e impedir essa façanha futuramente, Bostwick acha que a possibilidade de animar ícones de apps seria interessante para coisas como anunciar uma notificação ou para que apps de calendário de terceiros, por exemplo, exibam a data atual.
Será que isso vai sobreviver muito tempo?