26 de junho de 2024 Livability: app da Apple para testar sistemas não lançados é desvendado

Livability: app da Apple para testar sistemas não lançados é desvendado

Livability

Uma matéria do AppleInsider detalhou o funcionamento do Livability, aplicativo utilizado pelos engenheiros da Apple para testar sistemas operacionais que ainda não foram lançados. Segundo o site, ele pode ser encontrado nas compilações do IntenalUI do iOS, uma variante do sistema usada internamente por desenvolvedores.

O Livability funciona como um componente central dos sistemas operacionais de pré-lançamento da empresa, permitindo às equipes de desenvolvimento e engenharia realizar ações como ativar, desativar e depurar recursos para garantir que eles estejam totalmente funcionais antes do lançamento para os usuários finais.

O app permite aos profissionais visualizar informações de hardware sobre o dispositivo, detalhes sobre perfis VPN 1 e MDM 2 instalados, opções para atualizações, gerenciamento de recursos e uma central que permite realizar alterações em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Além de possibilitar visualizar informações como número de série e codinome do aparelho, além de modelos de hardware e nomes de marketing, o app também exibe detalhes sobre algo tecnicamente conhecido como device fusing, que basicamente é o nível de proteção implementado no dispositivo.

Dispositivos “production-fused”, por exemplo, contam com medidas de proteção rigorosa para impedir a ativação de certos tipos de código — ao contrário dos “development-fused”, utilizados principalmente por desenvolvedores. Ambos os modelos são utilizados para testes pela Apple, sob diferentes condições e contextos.

O app também conta com um visualizador/gerenciador de sinalizadores para todos os recursos presentes no sistema operacional instalado, os quais são organizados por datas temáticas (como primavera, WWDC, outono e inverno) para destacar a data de lançamento pretendida para cada um.

Segundo o site, esses aparelhos de teste podem ter recursos previstos para serem lançados numa WWDC futura — daqui a dois anos, por exemplo. Dentro de cada divisão temporal, há categorias para um app específico ou parte do sistema (como Notas, Música ou Busca).

Recursos individuais ou mais proeminentes, no entanto, contam com codinomes para que apenas funcionários responsáveis saibam do que se trata. Como exemplo, o site citou termos como Greymatter (nome usado internamente para se referir à Apple Intelligence) e GreyParrot (para a nova Calculadora dos sistemas).

Além das classificações por data ou temática, os recursos também são divididos de acordo com status como “em desenvolvimento”, “código completo”, “preview pronto” e “recurso completo”. Essa divisão permite manipular recursos em massa — como por exemplo, ativar todos os apps “em desenvolvimento”.

Ao viabilizar também a instalação de atualizações, a criação de backups e a configuração de dispositivos em lote, o Livability é uma ferramenta muito útil também para ajudar a Apple a manter em segredo detalhes sensíveis da interface, evitando que eles sejam expostos a pessoas não autorizadas.

Notas de rodapé

1    Virtual private network, ou rede privada virtual.
2    Mobile device management, ou gestão de dispositivos móveis.

fonte

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?