A barra de menus do macOS é uma ótima área para inserir ícones/indicadores para sempre conferir informações rapidamente, com uma só olhada. Pensando nisso, o desenvolvedor Takuto Nakamura criou o aplicativo RunCat.
A premissa do app é muito simples: ele exibe o ícone animado de um gatinho em movimento, que representa a velocidade da CPU 1 do Mac.
Ou seja, quanto mais rápido o animal corre, mais o processador do computador está sendo utilizado. Trata-se de uma representação simplificada e simpática de quanto do chip do Mac está sendo utilizado no momento.
Ao clicar no ícone, são detalhadas várias informações técnicas do Mac. Tanto o uso da CPU quanto da memória, da bateria, do armazenamento e da rede são mostrados, incluindo dados como contagem de ciclos e temperatura da bateria, memória comprimida e endereço IP da rede.
Caso você prefira, é possível mudar o ícone exibido para outras representações de animais, além de objetos que se movem — como foguetes e engrenagens — e, ainda, símbolos de Natal, entre outros (pagos). Pode-se até mesmo adicionar ícones criados do zero pelo usuário.
Ao usar vários displays, o ícone é exibido apenas no principal, de modo a evitar conflitos com outros apps. De todo modo, o gatinho continua correndo, exibindo o nível de uso do processador.
O RunCat é grátis na Mac App Store, com compras internas dos ícones alternativos.