A essa altura já não é mais uma novidade, nem uma surpresa, que os AirPods são um sucesso desenfreado de vendas. Nos últimos meses, acompanhamos o crescimento da popularidade dos fones de ouvido sem fio da Maçã rumo ao topo das estatísticas de vendas e, agora, vemos eles alcançarem o seu ápice — até aqui.
Um novo relatório publicado pela Strategy Analytics aponta que a Maçã vendeu quase 60 milhões de unidades dos AirPods (primeira, segunda gerações e Pros) em 2019 — o que corresponde, aliás, com a previsão feita há alguns dias pelo investidor Kevin Rooke.
Como categoria, as vendas de fones de ouvido denominados “totalmente sem fio” cresceram 200% no ano passado; desde 2001 a 2024, a SA prevê que a Apple dominará o segmento “que ela mesmo criou com os primeiros AirPods”.
Os AirPods da Apple dominam o mercado de fones de ouvido Bluetooth em termos de volumes de vendas e receitas no segmento sem fio. Mesmo que outros fornecedores entrem nesse segmento, a Apple continuará sendo o fornecedor dominante na categoria até meados desta década.
De acordo com o diretor associado da firma, Ville-Petteri Ukonaho, a Apple deteve mais de 50% de participação na categoria de fones de ouvido sem fio em 2019, enquanto seus dois concorrentes mais próximos (a Samsung e a Xiaomi) acumularam menos de 10%.
O “efeito dos AirPods”, no entanto, abriu portas para que o mercado de fones de ouvido sem fio, no geral, crescesse. Ainda segundo a SA, esse nicho “está bem aberto”, sendo que nos últimos seis meses os preços de alguns modelos caíram pela metade, permitindo que os consumidores escolhessem opções mais baratas às da Apple, da Bose e da Samsung.
A liderança da Apple não é surpreendente, desde que foi ela que criou a categoria, mas é improvável que um único fornecedor possa substituí-la no topo em termos de volume ou receita em fones de ouvido Bluetooth no futuro próximo.
Tal popularidade contribuiu para que a receita das fabricantes de fones de ouvido sem fio crescesse vertiginosamente no ano passado, o que ajudará ainda mais para a expansão desse mercado nos próximos anos: a SA estima que as receitas superarão os US$100 bilhões até 2024.
Tenha a Apple criado ou não o nicho de mercado dos fones de ouvido sem fio, o fato é que ela está dominando-o. Veremos, então, o que a companhia tem preparado para os AirPods no futuro — e se isso será o suficiente para manter o hype dos seus gadgets.
de Apple
Preço à vista: R$ 2.024,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 187,42
Característica: fones sem fio com cancelamento de ruído
Lançamento: outubro de 2019
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 1.214,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 112,42
Característica: fones sem fio
Lançamento: março de 2019