Os Macs equipados com SSDs1 e, principalmente, com processadores da Apple, costumam ligar de maneira muito rápida — especialmente se formos comparar com máquinas mais antigas, com processadores Intel e HDDs2.
Seja qual for o modelo ou a especificação do seu Mac, há algumas dicas que podem fazer com que ele ligue ainda mais rapidamente e lhe ajude a economizar alguns bons segundos durante a sua rotina.
Confira!
- Revise quais aplicativos estão na seção “Itens de Início”, ou seja, aqueles que são abertos automaticamente quando você inicia a sessão na máquina. Para fazer isso, abra os Ajustes do Sistema, clique em “Geral” e em “Itens de Início”.
- Resete a NVRAM e a PRAM no Mac.
- Caso vá desligar o computador, experimente manter desativada a opção “Reabrir as janelas ao iniciar a sessão novamente”.
- Cheque como anda o armazenamento interno da máquina e faça uma limpeza para excluir arquivos desnecessários.
- Desconecte qualquer acessório que esteja plugado nas portas do Mac, como um HDD/SSD externo ou mouse/teclado com fios.
- Experimente usar apenas um disco de inicialização do Mac.
- Se puder, tente fazer a troca do seu HDD ou mesmo de um Fusion Drive por um SSD (isso não é suportado oficialmente pela Apple, mas há empresas especializadas que fazem justamente isso).
- Reinstale novamente o macOS.
Esperamos que, com essas dicas, a sua máquina passe a ligar ainda mais rapidamente! Aos que já testaram: alguma diferença foi notada?