Conforme mostramos recentemente, o aplicativo Conecte SUS passou a “conversar” diretamente com a API1 da Apple para adicionar o certificado de vacinação da COVID-19 a dois aplicativos nativos do iPhone, o Carteira (Wallet) e o Saúde (Health).
Pois se você não sabe como fazer isso, mostraremos neste artigo as diferentes formas de ter esse certificado sempre a mão, no seu celular! Vamos nessa?!
Após ter baixado o app Conecte SUS no seu iPhone, faça o login usando a sua conta Gov.br. Depois, na aba “Início”, toque em “Vacinas”. Se preferir, toque no ícone representado por um coração (no centro da barra inferior) e selecione “Vacinas”.
Quando o seu registro de vacinação da COVID-19 for aberto, desça até o fim dessa página e toque em “Certificado de Vacinação COVID-19”.
É aí que entra o pulo do gato: selecione o menu suspenso “BRA” e toque em “União Europeia”. Deslize o dedo da direita para a esquerda até que o QR Code apareça e capture a tela do seu iPhone.
Feito isso, siga um dos dois passos abaixo:
Ler o código QR pelo app Fotos
Abra o app Fotos e localize a captura de tela feita. Em seguida, pressione e segure o dedo em cima do código QR exibido e escolha “Abrir com Saúde”. Com o app aberto, confirme a adição do seu registro de vacinação tocando em “Adicionar aos Apps Carteira e Saúde”.
Ler o código QR a partir de outro dispositivo
A segunda maneira de fazer isso é repetindo os passos acima descritos, porém enviando a captura de tela ou até mesmo o próprio certificado gerado (em PDF) para outro dispositivo, seja por email, por AirDrop, por mensagem ou qualquer outra opção.
Ao fazer isso, você pode abrir a câmera do iPhone e ler o código QR em questão e tocar na opção “Vacinação Contra COVID-19”, que aparecerá na tela.
Depois, basta seguir os mesmos passos.
Feito isso, o seu certificado de vacinação no padrão europeu ficará disponível no app Carteira e até mesmo no app Saúde — nesse último caso, é possível visualizá-lo tocando na aba “Explorar” e depois em “Imunizações”.
Como deixamos claro, esse é o padrão europeu do certificado de vacinação. Portanto, a nossa sugestão é que você mantenha esse (que tem tudo para ser aceito internacionalmente) e o nacional, que pode ser facilmente adicionado ao app Carteira, como já ensinamos aqui no MacMagazine.
Bem legal, não é mesmo?!
Requer o iOS 12.0 ou superior