O Setapp divulgou hoje os dados referentes à Mac Dev Survey 2023, pesquisa anual (confira aqui a de 2022) realizada com desenvolvedores de aplicativos para macOS para traçar um panorama sobre os principais assuntos referentes ao mundo da programação envolvendo o sistema operacional para computadores da Maçã.
A pesquisa deste ano foi feita com desenvolvedores com um perfil majoritariamente masculino (77%), entre 30 e 34 anos (55%) — inclusive, com representatividade brasileira entre a amostra —, e teve com um dos destaques a inclusão de temas como ChatGPT e inteligência artificial, os quais estão em destaque no mundo da tecnologia atualmente.
Ela mostra que um bom número de desenvolvedores para Mac já adotou tais tecnologias em seus workflows e em seus aplicativos, bem como deixa claro que a maioria deles também estaria disposta a distribuir seus softwares para iOS em lojas de aplicativos de terceiros.
Os dados também indicam que boa parte deles também já adotou soluções como a SwiftUI e que a maioria já portou seus aplicativos para torná-los compatíveis com os processadores da Apple.
No campo econômico, foi analisado o impacto da Guerra da Ucrânia e das demissões nas Big Techs nos negócios dos entrevistados.
Ficou curioso? Então, vamos aos dados!
Distribuição de apps
41% dos desenvolvedores disponibilizam seus aplicativos somente na Mac App Store, enquanto a maioria opta por disponibilizá-los também (28%) ou exclusivamente (31%) fora da loja de aplicativos oficial da Apple.
Entre os que disponibilizam fora da Mac App Store, os canais mais usados para a distribuição dos softwares são os próprios sites dos desenvolvedores (67%) e a Steam (34%). A maioria (40%) deles faz uso de ferramentas de terceiros (incluindo o Setapp, é claro) como forma de distribuição.
Apesar disso, a Mac App Store costuma gerar uma maior fonte de receita para os desenvolvedores, visto que, entre os que disponibilizam apps das duas maneiras, suas receitas são provenientes, em média, 57% da loja e 44% fora dela.
Frameworks de desenvolvimento
Embora ainda esteja na liderança (empatado), o AppKit agora vê a SwiftUI do seu lado (literalmente) quando o assunto são frameworks utilizados para o desenvolvimento de apps — ambos usados por 41% dos desenvolvedores. A dupla UIKit + Catalyst é usada por 33% deles.
Os dados indicam que a SwiftUI continuará numa trajetória crescente e deverá ultrapassar o AppKit já na próxima pesquisa, visto que 39% dos entrevistados afirmaram que mudarão parcialmente e 28% completamente para o framework em 2023, enquanto apenas 28% responderam que não.
Entre os que já adotaram a mais recente tecnologia de desenvolvimento de apps da Apple, 64% têm uma experiência positiva, 17% negativa e 19% afirmaram que não consideram a experiência nem boa, nem ruim.
Apple Silicon
Os processadores da linha M estão completando quase três anos desde o lançamento do chip M1 e a adesão entre os desenvolvedores já é bem alta, visto que 71% deles já lançaram uma versão otimizada dos seus apps para a nova arquitetura e 22% estão trabalhando em uma atualmente.
Dos que já lançaram, inclusive, 73% avaliam que houve um incremento na performance dos seus aplicativos.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
44% dos desenvolvedores afirmaram já usar modelos de AI (artificial intelligence) e/ou ML (machine learning) em seus aplicativos, os quais serviram para propósitos como fornecer uma experiência de uso personalizada (38% entre os que usaram) ou aprimorar a segurança com reconhecimento facial (33%).
Tais tecnologias não estão sendo implementadas somente nos apps, como também no fluxo de trabalho dos desenvolvedores. Para se ter uma ideia, 39% dos entrevistados já usam o ChatGPT no processo de desenvolvimento de apps e 20% estão trabalhando na implementação da ferramenta no workflow.
Acessibilidade
Esse também é um ponto em alta entre os desenvolvedores de apps para Macs, já que 59% implementam recursos de acessibilidade em seus softwares e 28% estão trabalhando nisso. Recursos envolvendo visão (42%), fala (32%) e suporte a teclado (22%) são os mais “populares” entre os devs.
Multiplataforma
A pesquisa mostrou que 42% deles desenvolveram soluções multiplataforma para atrair seus consumidores, com 90% desse total contando com apps para outros sistemas da Apple, como o iOS (72%) e o iPadOS (60%).
Sistemas operacionais fora do ecossistema da Maçã também contam com certa popularidade entre esses desenvolvedores, já que eles também criaram apps para plataformas como Windows (38%), Android (33%), Linux (19%) e ChromeOS (15%).
Lojas de aplicativos de terceiros para iOS
Entre os que também desenvolvem apps para iOS, 14% afirmaram que migrariam completamente para uma loja de aplicativos de terceiros, enquanto 46% disseram que usariam ambas as soluções — o que indica que o percentual que “fugiria” da famigerada taxa da App Store não chega a ¼. 14% afirmaram que permaneceriam apenas na App Store e 26% ainda não decidiram.
Os desenvolvedores distribuiriam seus apps em lojas de terceiros visando coisas como crescer sua base de usuários (60%), para obter receita adicional (55%), para ter um menor custo na aquisição de clientes (42%), para adotar novos modelos de receita (40%) ou até mesmo para reagir ao aumento da concorrência (38%).
Eles também falaram sobre os maiores riscos que isso traria, como a circulação de malwares (grande risco para 44%), uma inconveniência para os usuários devido à grande quantidade de lojas de terceiros (41%), pirataria de apps (41%) e riscos envolvendo pagamentos (38%).
Guerra da Ucrânia e economia
Indo pro campo econômico, 26% dos entrevistados afirmaram que o banimento da Mac App Store na Rússia como resultado da invasão promovida pelo país na Ucrânia teve zero impacto no seus negócios, com apenas 3% afirmando que foram impactados severamente com a decisão da Maçã.
As demissões nas grandes empresas de tecnologia também foram pauta, com 34% afirmando que elas impactaram negativamente no negócio e apenas 9% que elas impactaram positivamente. A maioria dos negócios (57%), no entanto, não foi afetada.
O que acharam dos dados? Interessantes, não?!
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.