Mantendo a sua posição do início do ano passado, o Safari foi segundo navegador mais usado até o final de 2023 de maneira geral, embora não entre os usuários de desktop, segundo dados da Statcounter. A estatística considerou todos os sistemas e dispositivos, bem como usuários de todo o mundo.
Em primeiro lugar ficou o Google Chrome, com 64,73% de participação no mercado, seguido pelo navegador da Apple, o qual fechou o ano passado com 18,59%. Em terceiro lugar temos o Microsoft Edge, com 4,96%; seguido pelo Opera, com 2,86%; e pelo Samsung Internet, com 2,6%.
Apesar de continuar em segundo lugar, houve uma pequena queda no número de usuários do Safari entre novembro e dezembro de 2023. A participação do navegador no mercado foi de 19,97% para 18,59% entre esses meses, enquanto o Chrome subiu de 62,92% para 64,73% no mesmo período.
Ao analisar os dados apenas relativos ao uso de navegadores em desktops, porém, o Safari caiu do segundo para o terceiro lugar, com 8,96% (contra os 13,3% registrados em novembro de 2023). Na primeira posição ficou o Chrome, com 65,23%, seguido pelo Edge, que chegou ao segundo lugar em dezembro do ano passado, com 11,9%, após perder tal posição para o navegador da Apple em maio de 2023.
Em matéria de dispositivos móveis, o Safari também figurou em segundo lugar, inclusive com um market share ainda maior do que o geral: 24,79%. Na primeira posição também ficou o Chrome, com 64,39%; em terceiro, por sua vez, ficou o Samsung Internet, com 4,48%.
Os resultados são especialmente positivos para o Edge, que, pela primeira vez, chegou perto dos 12% de market share entre os usuários de desktop. Nesse âmbito, os números não foram muito bons para a Apple, tendo em vista que o Safari registrou uma queda de cerca de 4,5 pontos percentuais entre novembro e dezembro de 2023. Não há informações sobre os motivos que levaram a essa mudança.
Vale lembrar que a Apple tem uma desvantagem natural nesse tipo de comparação/concorrência, considerando que o Safari funciona apenas nos seus dispositivos/sistemas. Os demais navegadores, em contrapartida, funcionam tanto no sistema da empresa quanto no Windows e no Android.
via TudoCelular.com