A Epic Games lançou hoje, durante a Game Developers Conference (GDC) 2023, o MetaHuman Animator — a mais nova ferramenta da empresa que promete revolucionar a captura e a animação de performances faciais.
Segundo a Epic, apenas com um iPhone e alguns cliques, desenvolvedores poderão capturar as expressões faciais de um ator e aplicá-las a um “MetaHuman” hiper-realista no Unreal Engine em questão de minutos.
As grandes promessas do MetaHuman Animator são sua velocidade e eficiência. De acordo com a Epic, ele utiliza hardware de GPU1 para gerar animações faciais de alta qualidade localmente, economizando tempo e custos.
Cada mínima expressão, olhar e emoção é precisa e fielmente capturada e replicada em seu humano digital. Melhor ainda, qualquer pessoa consegue obter resultados incríveis de forma simples e direta. Se você nunca trabalhou com captura de desempenho facial, o MetaHuman Animator é uma forma conveniente de trazer animação facial aos seus MetaHumans com base em atuações da vida real.
Além disso, a ferramenta anima inteligentemente a língua do personagem de acordo com o áudio de entrada. Ela é compatível com o iPhone 12 ou superior e pode ser integrada a sistemas de câmera estéreo montados na cabeça de uma pessoa para obter maior fidelidade.
Com o MetaHuman Animator, os estúdios poderão experimentar, explorar emoções e ser mais criativos com revisões rápidas e ajustes em tempo real. Para demonstrar suas capacidades, a Epic lançou o curta-metragem “Blue Dot”. Ele exibe animações sutis e expressivas alcançadas com intervenções mínimas após a captura.
Em resumo, o MetaHuman Animator capacita os desenvolvedores a criar experiências realistas e imersivas com facilidade. Anunciada em março passado, mas lançada oficialmente hoje, a ferramenta tem grande potencial para deslanchar.
Para os interessados no MetaHuman Animator, a Epic Games disponibilizou um vídeo instrucional e uma documentação abrangente sobre ele na seção MetaHuman da Epic Developer Community.
via The Verge