No final do ano passado, a Apple anunciou que o iOS ganharia suporte ao protocolo RCS 1 como padrão para mensagens trocadas com pessoas que não têm iPhones. O protocolo substituirá, pois, o SMS 2 e o MMS 3, já ultrapassados e pouco seguros.
Ao revelar a novidade, a empresa afirmou que o recurso chegaria aos iPhones “no final de 2024”, embora sem fornecer uma data exata. Recentemente, porém, foi adicionada uma informação relativa à chegada do suporte na página do… Android, do Google!
Mais precisamente, foi adicionada na página relativa ao app Messages, do Google, uma menção ao fato de a Apple ter anunciado a compatibilidade futura com o RCS, indicando inclusive que a adoção ocorrerá “no outono de 2024” — naturalmente do hemisfério norte, que corresponde à nossa primavera.
A “previsão” da gigante de Mountain View vai ao encontro do que a Maçã havia divulgado, bem como da expectativa de que o suporte ao RCS seja incluído no iOS 18. Não se sabe ao certo, porém, se a novidade virá já com a primeira versão, ou se apenas alguns meses depois, com updates posteriores (18.1, 18.2…).
Também são detalhados na mesma página os benefícios do RCS, como a possibilidade de enviar fotos e vídeos, indicadores de digitação e uma melhor experiência em conversas em grupo. O Google diz, ainda, que a adoção do protocolo pela Apple significará uma melhor experiência de troca de mensagens para todos.
Há, ainda, uma menção ao recurso de reação a mensagens com emojis, incluindo o indicativo de que ele será lançado em breve com o RCS. Isso pode significar que essa função passe a integrar a especificação do protocolo, já que ela atualmente funciona por mecanismos do próprio Google Messages (e também do iMessage).
A página também destaca recursos exclusivos do app do Google e outros possibilitados pelo RCS, como criptografia de ponta a ponta. Vale lembrar que a empresa já provocou bastante a Apple de modo a pressionar a adoção do protocolo, embora o motivo da mudança de posição da Maçã possa ter sido outro.
via 9to5Google