O armazenamento na nuvem faz parte de nossa vida diária. Com um começo humilde de serviços limitados, hoje temos opções bastante profissionais, inclusive voltadas para grandes corporações como o Amazon Web Services (AWS) e os pacotes da IBM.
As três gigantes da tecnologia — Apple, Google e Microsoft — também possuem suas opções para o mercado de uso pessoal e profissional, recursos que passaram por mudanças nos últimos anos. O iCloud, o Google Drive e o OneDrive estão presentes em muitos computadores, smartphones e tablets, muitas vezes coexistindo com diferentes finalidades.
Quando se trata do uso em equipe, padronizar uma ferramenta é fundamental para facilitar o fluxo de trabalho e a interação criativa. Por essa razão, escolher o serviço ideal é uma tarefa árdua, mas necessária.
Tenho usado os três serviços e trouxe aqui um comparativo entre os principais pontos da usabilidade para que você possa analisar qual deles melhor se encaixa na sua rotina. Eu uso também o Dropbox, mas optei por deixá-lo de fora deste comparativo para focar apenas nos serviços que estão associados a pacotes mais robustos, voltados ao trabalho.
Espaço disponível
A quantidade de espaço disponível é um importante item para a escolha do serviço de nuvem. Neste item, o iCloud perde de longe. Na opção gratuita, OneDrive e iCloud oferecem apenas 5GB, contra 15GB do Google Drive.
Quando analisamos as opções pagas, tanto o Google Drive quanto o OneDrive possuem opções para armazenamento ilimitado; já o iCloud tem apenas 2TB por usuário em seu Apple Business Essentials; com um “jeitinho” assinando o Apple One + iCloud, você consegue chegar a 4TB — mas, nesse caso, divididos entre os seis usuários da conta família (caso existam).
Praticidade
Neste item, o iCloud nada de braçada. O sistema integrado do ecossistema da Apple faz com que o iCloud esteja naturalmente presente no Finder (Mac) ou no app Arquivos (iPhone/iPad). Essa facilidade permite uma integração altamente intuitiva, com arquivos naturalmente salvos na nuvem. Além disso, você pode escolher quais pastas ficam disponíveis offline e quais estão apenas na nuvem, liberando o espaço do device.
Google Drive e OneDrive também permitem que você tenha uma pasta offline, porém de maneira muito menos automática. No caso do Google Drive, a sincronização dessas pastas ocupa uma quantidade absurda de memória e também aumenta muito o consumo de bateria. O OneDrive é mais leve, mas o upload de arquivos tem restrições bastante inconvenientes. Alguns elementos no nome dos arquivos impedem o upload, dificultando bastante o trabalho, o que não acontece no iCloud e nem no Google Drive.
Compartilhamento
Neste quesito, vitória de longe do Google Drive. O compartilhamento é muito fácil, você pode enviar para pessoas específicas ou simplesmente deixar o link liberado para qualquer pessoa acessar, sem restrições.
O compartilhamento do OneDrive é bastante simples quando as pessoas estão na mesma organização, mas para liberar acesso a pessoas com emails não corporativos, a tarefa já começa a complicar. São necessárias diversas autorizações e, ainda assim, são comuns os erros e a necessidade de repetir procedimentos.
Já no iCloud, essa atividade é ainda mais complicada, especialmente quando a outra pessoa não tem um aparelho da Apple. O procedimento não é intuitivo, a atualização simultânea falha bastante e, se você precisar adicionar pessoas posteriormente à mesma pasta, pode ter que retirar as anteriores e adicionar todas novamente ao mesmo tempo. Definitivamente, essa função ainda não foi bem planejada.
Preços
Esse é um item bastante complicado de ser avaliado, porque existe uma diversidade de planos para diferentes necessidades. Vamos então considerar o pacote premium de cada um dos serviços, para termos uma referência.
Para um compartilhamento em família dos serviços e composição com 4TB de espaço, o pacote Apple ficaria em R$114,80 (para dividir entre seis usuários, ou seja, R$19,13 por usuário) mensais.
No plano business da Google Drive, com espaço ilimitado de armazenamento e demais serviços da empresa, o valor por usuário pode chegar a R$81,60. Já o OneDrive, dentro da assinatura do Microsoft Business, tem um valor de R$64,90.
Conclusão
Infelizmente, o iCloud ainda não foi planejado para um uso corporativo otimizado. Embora a Apple esteja timidamente divulgando a possibilidade de utilização de seu pacote para equipes de trabalho remoto (como nos vídeos Apple at Work), os recursos ainda parecem ser planejados para o usuário individual. A colaboração não é intuitiva e o compartilhamento, complicado. Para o uso pessoal é, em minha opinião, a melhor opção; mas para trabalhar em equipe, ainda falta muito.
Entre Google e Microsoft, a briga é boa. Se não fosse essa restrição de upload de arquivos que irrita bastante, eu recomendaria sem hesitar o serviço da Microsoft, pois seu pacote profissional é bem mais robusto e exige menos de sua máquina. Apesar dos pesares, o Google Drive ainda é o melhor caminho para compartilhamento rápido e prático entre diversos usuários.