Após dizer que a Apple lançará “vários recursos aguardados” com o iOS 17, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, divulgou hoje que a empresa está planejando uma nova interface que mostrará informações como compromissos de calendário, previsão do tempo e notificações — algo no estilo de displays inteligentes como o Echo Show e outros.
Segundo ele, o objetivo da possível novidade é tornar os iPhones mais úteis quando estão, por exemplo, sobre a escrivaninha ou mesinha de cabeceira de uma pessoa — semelhantemente ao funcionamento do modo Cabeceira do watchOS, possivelmente.
Nesse sentido, essa interface aparecerá quando um iPhone estiver bloqueado e posicionado horizontalmente — espelhando uma funcionalidade que já existe no Android há algum tempo —, de modo a também fazer uso da Tela Sempre Ativa dos iPhones topos-de-linha.
Gurman apontou que a mudança faz parte de um esforço mais amplo da Apple para incorporar informações ao vivo em mais partes do iOS — uma abordagem que também inclui a interface do Apple Watch. Isso terá como base os widgets de tela bloqueada, lançados como parte do iOS 16 no ano passado.
Ainda com relação ao iOS 17, o jornalista também espera mudanças significativas no aplicativo Carteira (Wallet) e melhorias dos serviços de localização. Segundo ele, também haverá um novo aplicativo de diário projetado para adicionar anotações e novidades no app Saúde (Health) — o qual poderá chegar ao iPadOS —, com novos recursos para registrar seu humor e lidar com problemas de visão.
Nova interface do iPad, SharePlay e mais
Ainda de acordo com a reportagem de Gurman, a Apple também está trabalhando em uma nova interface horizontal para o iPad, a qual tem demorado mais — visto que até mesmo a tela bloqueada personalizável do iOS 16 ainda não está disponível nos tablets.
A empresa também está trabalhando em atualizações para o SharePlay, seu recurso que permite usar o FaceTime enquanto usuários colaboram em aplicativos, bem como o AirPlay, que transmite conteúdo de dispositivos para TVs e alto-falantes.
Por fim, ele relembrou as investidas da companhia em explorar outras maneiras de transformar seus dispositivos em gadgets domésticos inteligentes, incluindo o desenvolvimento de um tablet que poderá ser fixado a paredes/suportes e permitirá controlar termostatos e luzes, mostrar vídeos e gerenciar mensagens/ligações.