Assim como fez com os Stories, a Meta está transformando os Canais de transmissão num recurso onipresente em suas plataformas. Já liberados no Instagram e, mais recentemente, no WhatsApp, eles estão chegando agora também ao Facebook e, consequentemente, ao Messenger.
A novidade foi anunciada pelo CEO1 da empresa, Mark Zuckerberg, em publicação na rede social. Aparentemente, o recurso será voltado para páginas. De acordo com o executivo, elas poderão compartilhar notas de voz, texto, fotos, vídeos e GIFs com qualquer pessoa que entrar em seus respectivos canais.
Em comunicado à parte, a Meta destacou que os canais de transmissão poderão ser usados por criadores e figuras públicas para garantir um envolvimento mais direto com suas comunidades, funcionando como uma espécie de extensão em relação às ferramentas de composição já existentes.
Os administradores da Página podem usar recursos de canal de transmissão, como enquetes, para obter feedback instantâneo da sua comunidade, enviar fotos ou vídeos de bastidores e usar notas de voz para uma expressão mais autêntica.
Nos países onde os canais já estão disponíveis, administradores podem começar um novo canal diretamente das suas páginas. Quando a primeira mensagem for enviada, seguidores receberão uma única notificação os convidando a ingressar no canal — o que lhes permitirá realizar ações como reagir a mensagens e votar em enquetes.
Diferentemente do que acontece no WhatsApp, onde há uma aba dedicada a eles, no Facebook os canais de transmissão aparecerão como mensagens na lista de bate-papos. Sempre que um novo conteúdo for publicado, uma notificação será enviada aos usuários — que poderão silenciá-las a qualquer momento, vale ressaltar.
Mesmo com a previsão para que o recurso seja lançado em larga escala nas próximas semanas, usuários já podem seguir alguns canais específicos, como o da Netflix e o do popular game League of Legends.