O Apple Vision Pro sequer foi lançado ainda, mas já estão sendo descobertas patentes registradas pela empresa que detalham possíveis inserções futuras ao dispositivo. A mais recente delas tem o ex-chefe de design da empresa, Jony Ive, como um dos inventores, e se relaciona com o display externo do headset de realidade mista da empresa.
Como repercutido pelo Patently Apple, a patente descreve o uso do display externo de um “display acoplado à cabeça” para diversos fins, de modo a, por exemplo, exibir para outras pessoas o que o usuário estiver vendo. A ideia seria também aumentar a interação entre quem está usando o dispositivo e outras pessoas próximas, algo em linha com o que empresa já falou sobre não isolar o usuário.
Vale lembrar que, a partir do que a Apple já revelou sobre o Vision Pro, sabe-se que o dispositivo contará com um display externo. Ele é chamado de EyeSight e tem como a sua principal função — ao menos por ora — mostrar “os olhos” do usuário ou mostrar um padrão de cores para demonstrar que a pessoa está em uma experiência imersiva.
Ainda que a patente não se refira diretamente ao Vision Pro, fica claro que as invenções registradas referem-se ao produto. Entre as possibilidades descritas no registro, tem-se a exibição de uma série de telas para demonstrar emoções, por exemplo, além de outras como um aviso de “Não Perturbe”, ícones de aplicativos (como o Zoom), o tempo, descrições sobre o que está sendo visto pelo usuário ou ainda óculos de sol e outras aplicações mais lúdicas.
Outra possibilidade seria a de se incluírem também alto-falantes voltados para fora, de modo a permitir a exibição de conteúdo com áudio. Na própria patente, há a listagem de uma série de possíveis imagens a serem exibidas, como avisos ou outras interfaces relativas ao que o usuário está vendo, incluindo até mesmo os olhos do usuário do Vision Pro, algo que já foi incorporado à primeira geração do dispositivo.
Ao estar sendo jogado algum game, por exemplo, poderia ser exibido o seu título, ou alertas caso quando estiver sendo feita uma gravação. Caso desenvolvedores possam, no futuro, desenvolver outras aplicações para o EyeSight — ou mesmo a própria Apple —, suas possibilidades também poderão ser expandidas.
O fato de a patente ter sido registrada, claro, não garante que ela de fato será aplicada em um produto — embora, neste caso, partes dela já aparentemente o tenham sido. Como ressaltado pelo 9to5Mac, também é possível que várias dessas ideias tenham sido abandonadas pela Apple ao longo do desenvolvimento do Vision Pro.
De todo modo, a patente mostra possibilidades interessantes para o EyeSight, as quais poderão ser exploradas no futuro pela Apple. E não deveremos esperar mais tanto tempo para vê-lo em ação — ao menos com os recursos já confirmados —, na medida em que o dispositivo deverá ser finalmente lançado entre fevereiro e março deste ano.
via The Verge