10 de abril de 2019 Precursor do iPad, Apple W.A.L.T. surge funcionando pela primeira vez em vídeo

Precursor do iPad, Apple W.A.L.T. surge funcionando pela primeira vez em vídeo

Protótipo do Apple WALT em funcionamento

Essa é para quem já acompanha a Apple há pelo menos três décadas ou, pelo menos, tem a história da empresa na ponta da língua: um W.A.L.T. original foi descoberto na natureza e, pela primeira vez, filmado funcionando em toda a sua glória. Imperdível!

Para quem não entendeu nada do que eu estou falando, eu explico: o Apple W.A.L.T. (Wizzy Active Lifestyle Telephone) foi um protótipo da Maçã que pretendia unir uma série de elementos: ele rodaria uma versão modificada do System 6 (o sistema do Mac à época) e tinha conexão de telefonia fixa e fax, com uma tela sensível ao toque controlada por uma stylus — ou seja, um precursor do Newton, do iPhone, do iPad e do Apple Pencil, por assim dizer.

O produto foi anunciado na Macworld de 1993, em Boston, mas nunca chegou a ser vendido oficialmente — pois é, o AirPower tem companhia. Há alguns anos, uma unidade do W.A.L.T. pintou no eBay pela bagatela de US$8.000, mas aquele exemplar funcionava apenas parcialmente. Esse modelo capturado em vídeo por Sonny Dickson funciona perfeitamente, e pela primeira vez podemos testemunhar o mítico produto em vida.

O W.A.L.T. do vídeo, claro, não preza pela velocidade (estamos falando de um protótipo de 26 anos de idade, afinal), mas tem uma série de cartas legais na manga: ele tem uma agenda de contatos, uma ferramenta de notas manuscritas, toques personalizados, identificador de chamadas e até acesso a um serviço de internet banking. A stylus, conectada ao dispositivo por um cabo, parece também ser bem precisa — para os padrões da época, pelo menos.

Dickson publicou ainda outras fotos do dispositivo, expondo inclusive suas entranhas:

Protótipo do Apple WALT em funcionamento
Protótipo do Apple WALT em funcionamento
Protótipo do Apple WALT em funcionamento
Protótipo do Apple WALT em funcionamento
Protótipo do Apple WALT em funcionamento

O fato é que o W.A.L.T. certamente estava à frente do seu tempo — e talvez isso, inclusive, tenha contribuído para sua morte prematura. Que bom, então, que ele pode viver nas nossas memórias através dos registros digitais.

via Slashgear

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?