A primeira geração do aguardadíssimo Apple Vision Pro ainda não chegou às lojas, mas os rumores sobre a segunda versão do headset já estão a todo vapor. Um deles, ventilado hoje pela firma de pesquisas Omdia, diz que o “Vision Pro 2” terá displays Micro-OLED1 ainda mais eficientes e brilhantes do que o seu antecessor — cotado para ser lançado no começo do próximo ano.
De acordo com o The Elec, a firma explicou que, para tal, a Apple trocará as atuais telas WOLED2 com filtros de cores para luz branca do Vision Pro por displays RGB OLEDoS3. Essa transição, como dito, deverá acontecer já na próxima iteração do dispositivo, a qual poderá ser lançada em 2027.
Em outras palavras, isso significa que as telas do headset de realidade mista (AR/VR) conseguirão produzir luz e cores diretamente de subpixels RGB próximos em uma única camada, dispensando a necessidade por um filtro de cor. Ainda segundo a Omdia, ao mesmo tempo em que isso desbloquearia níveis de brilho mais altos, também permitiria um menor consumo de energia.
Caso a Apple realmente siga com essa nova tecnologia nas telas internas do Vision Pro, é possível vejamos a Samsung Display substituir a Sony como a fornecedora oficial desse tipo de componente para o dispositivo. Isso se dá pois, atualmente, a empresa sul-coreana é a única fabricante do mundo capaz de produzir displays RGB OLEDoS — detalhe que se tornou verdade depois da compra da americana eMagin, no início do ano.
Com essa aposta, a Omdia se junta ao analista Ming-Chi Kuo no clube de nomes que apostam na chegada de uma nova geração do headset de realidade mista em 2027. Outros rumores também dão conta sobre o lançamento de uma versão mais em conta do dispositivo em 2025.
via MacRumors