Eventos virtuais, criação de conteúdo, trabalho remoto… a lista de cenários que requerem uma captação de áudio de qualidade hoje em dia é enorme e é exatamente por este motivo que a Maono criou o PD200X, um microfone dinâmico com conexões USB-C e XLR, adequado para diversas necessidades.
Eu tive a oportunidade de testá-lo nas últimas semanas e trago as minhas impressões a seguir.
Microfone dinâmico unidirecional
Um microfone dinâmico funciona como um alto-falante invertido, transformando o sinal pelo movimento de uma bobina de metal enrolada em um ímã permanente afixado a um diafragma que vibra quando o som o atinge. E esse é o caso do modelo em questão. Por ser do tipo unidirecional/cardioide, é importante saber que ele é mais sensível aos sons captados de forma frontal e direta, reduzindo assim os ruídos paralelos do ambiente.
Com uma resposta de frequência ultra-ampla de 40Hz-16kHz, a cápsula de microfone integrada busca ajudar a capturar graves profundos, agudos delicados e tons médios nítidos, que vamos conferir logo mais.
Unboxing
A compacta caixa apresenta o microfone e suas características. Na parte de dentro, protegendo o microfone, temos uma espécie de casulo de espuma.
O microfone já vem montado em seu shock mount. O restante do conteúdo inclui o cabo USB-C para USB-A/C, o adaptador de 5/8” para 3/8” (para o suporte) e o manual.
O manual está disponível [PDF] em inglês, alemão, chinês e japonês. A Maono encaminhou também um braço articulado e um cabo XLR que são vendidos à parte ou em formato de kit em sua página.
Construção
Fabricado em metal, o microfone possui três botões: um multifuncional que ajusta o ganho do microfone (luz verde) ou o áudio do fone de ouvido (azul), que pode ser conectado a ele; e um botão para silenciar o microfone (a luz ao redor do botão multifuncional ficará vermelha quando ativado).
Na parte inferior, onde o cabo USB-C/XLR é conectado, há uma saída P2 para fones de ouvido (que permite obter um retorno, isto é, acompanhar o que está sendo gravado sem latência) e o terceiro botão, usado para ligar/desligar e personalizar o LED disponível — aperte e pressione por dois segundos para ativar a troca de cores e altere a cada nova pressionada entre branco, RGB ou um padrão de mudança constante.
O microfone é bonito, moderno e traz um perfil sóbrio, podendo ser alterado de acordo com sua seleção de cor, graças às luzes RGB — que podem ser ativadas/desativas e personalizadas com um toque de botão ou pelo aplicativo Maono Link.
Maono Link
O aplicativo Maono Link, de download gratuito, pode ser utilizado para ativar/desativar e personalizar dentre as nove cores disponíveis de iluminação. O app conta, ainda, com um utilitário de áudio, equalizador, limitador e compressor para ajustes quando utilizado de forma digital, com o cabo USB.
Por ora, infelizmente, a Maono não tem planos de lançar uma versão mobile do utilitário.
Qualidade de áudio
Para testar a qualidade, realizei três gravações com o QuickTime em meu Mac. Todos os três trechos foram feitos sem qualquer melhoria ou efeito, e as gravações foram realizadas em um mesmo ambiente, com o ar-condicionado ligado.
Os resultados foram bastante significativos nos testes realizados. Ah, e se você acompanhou o MacMagazine no Ar #521, a gravação do meu áudio foi feita com ele.
Conclusão
O microfone Maono PD200X está disponível no site da Maono e custa US$79; no AliExpress, ele sai por R$434. Além da versão preta, que eu recebi, ele também conta com uma branca.
Considerando a qualidade do microfone, incluindo sua construção, facilidade de uso, o software que complementa seu uso e seu preço, observamos que ele tem um bom custo-benefício.
Como sempre, vale lembrar que a qualidade do áudio captado pode variar conforme o ambiente e o tratamento acústico realizado (ou não) no material gravado.
Se você busca um microfone para o propósito apresentado pela fabricante com seu produto — eventos virtuais, criação de conteúdo, trabalho remoto, jogos… —, o PD200X é uma excelente opção!
Já conhecia a Maono? Ficou interessado neste modelo? Não deixe de participar nos comentários!
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.