A Apple anunciou hoje mais uma expansão do Self Service Repair, programa criado para permitir que usuários realizem reparos em seus dispositivos por conta própria com os mesmos equipamentos e peças utilizados por técnicos certificados.
Em um comunicado à imprensa divulgado há pouco, a gigante de Cupertino explicou que o programa também suporta agora os iPhones 15 [Plus] e 15 Pro [Max], bem como os seguintes Macs equipados com chips da família M2: os MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas, o MacBook Air de 15″, o Mac mini, o Mac Pro e o Mac Studio. Desta forma, agora é possível utilizá-lo para reparar um total de 35 dispositivos da Maçã.
A cobertura do Self Service Repair também foi expandida. Antes exclusivo de apenas 9 países, o programa pode ser aproveitado agora em 24 países adicionais na Europa, incluindo Croácia, Dinamarca, Grécia, Países Baixos, Portugal e Suíça. Com essa mudança, o número total de países contemplados pelo programa saltou para 33.
Outra novidade se trata de uma nova ferramenta de diagnóstico, a qual chega para ajudar os usuários a testar o funcionamento e o rendimento das peças dos aparelhos, além de identificar as partes defeituosas — tal qual um Centro de Serviço Autorizado Apple. Disponível inicialmente apenas no Estados Unidos, a empresa prometeu lançá-la na Europa já no ano que vem.
Criado com uma resposta ao movimento de Direito ao Reparo (Right to Repair), o Self Service Repair foi lançado em abril de 2022 e mira usuários com algum conhecimento sobre o reparo de eletrônicos. Pessoas sem qualquer experiência nessa área ainda são aconselhadas pela Maçã a procurar um Centro de Serviço Autorizado Apple para consertar seus dispositivos.