Alguns serviços da Apple podem estar prestes a parar de funcionar em versões mais antigas dos sistemas para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV, de acordo com novas informações obtidas pelo(a) leaker @StellaFudge.
De acordo com a fonte, as informações são provenientes de um “documento interno destinado a consultores” e indicam que serviços como o Apple TV+, o Apple Music, o Apple Arcade e o Apple Fitness+ deixarão de rodar em alguns sistemas a partir do início de maio.
Como detalhado acima, apenas o iCloud continuará rodando nos sistemas afetados, os quais incluem:
- iOS 11 até o iOS 11.2.6
- macOS High Sierra 10.13 até o macOS 10.13.3
- watchOS 4 até o watchOS 4.2.3
- tvOS 11 até o tvOS 11.2.6
A maioria dos dispositivos que rodam os sistemas supracitados, vale notar, são compatíveis com atualizações mais recentes que teoricamente continuarão suportando o acesso aos serviços da Apple.
Por exemplo:
- O iOS 11 pode ser atualizado para o iOS 11.4.1
- O macOS High Sierra 10.13 pode ser atualizado para macOS 10.3.6
- O watchOS 4 pode ser atualizado para o watchOS 4.3.2
- O tvOS 11 pode ser atualizado para o tvOS 11.4.1
Embora a Maçã ainda não tenha confirmado a mudança, foi publicado há algumas semanas um documento de suporte no qual ela explica que alguns usuários podem receber uma notificação alertando que sua versão de software não suportará mais os serviços da Apple — como a App Store, a Siri e o Maps. Desta forma, a Maçã solicita que usuários atualizem seu software para a versão mais recente disponível para continuar usando esses serviços.
Seja como for, é sempre indicado manter seu(s) dispositivo(s) atualizado(s) — e o motivo dessa “quebra” dos serviços provavelmente tem a ver com o fato de essas versões antigas terem brechas críticas de segurança.