Novos rumores compartilhados no fórum do MacRumors indicam que os “iPhones 15 Pro [Max]” contarão com um novo microprocessador que poderá funcionar com pouquíssima energia para permitir que certos recursos, como os (supostos) novos botões capacitivos, permaneçam funcionais mesmo quando o aparelho está desligado ou sem bateria.
Mais precisamente, tal novo microprocessador assumirá uma função, atualmente executada pelo chip principal do iPhone, que possibilita que o dispositivo seja localizado pelo app Buscar (Find My) depois de desligado ou se estiver sem bateria, bem como a ativação dos Cartões Expressos com reserva de energia.
Além de executar essas funções relacionadas a Bluetooth LE e banda ultralarga, o novo chip também poderá alimentar os botões capacitivos dos próximos iPhones — incluindo um possível botão de “ação” que substituirá o botão mudo.
O novo microprocessador que será lançado nos modelos 15 Pro (…) também será capaz de detectar imediatamente a pressão nos botões capacitivos e até mesmo detectar sua própria versão do 3D Touch com o novo volume para cima/para baixo, botão de ação (atualmente chave de toque) e botão liga/desliga, enquanto o telefone está inoperante ou desligado.
A fonte também afirma que os novos recursos capacitivos estão atualmente sendo testados com e sem feedback do Taptic Engine quando o aparelho está desligado, mas não enquanto a bateria está descarregada — isso, porém, está sujeito à mudança, é claro.
Sobre a mudança nos botões de volume, a fonte diz que obteve informações sobre duas versões funcionais em testes, incluindo uma em que o volume sobe/desce mais rápido, dependendo da quantidade de força usada quando pressionado, e outra em que o volume pode ser ajustado deslizando para cima e para baixo no botão com um dedo. Ele, porém, não sabem qual método será adotado para a versão final, mas que esses recursos poderão ser ativados pelo software.
Como ressaltado pelo MacRumors e lembrado pelo leaker ShrimpApplePro, a fonte desse rumor é a mesma que compartilhou (acertadamente) detalhes sobre a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) no ano passado, antes do lançamento oficial dos iPhones 14 Pro [Max].