26 de fevereiro de 2024 Vendas de iPhones cresceram 20% na América Latina no 4º trimestre de 2023

Vendas de iPhones cresceram 20% na América Latina no 4º trimestre de 2023

iPhone 15 Plus rosa

No quarto trimestre de 2023, o mercado de smartphones na América Latina obteve um desempenho 20% melhor do que no mesmo período de 2022; em todo o ano passado, o crescimento foi de 2%, chegando a 118,9 milhões de unidades.

Junto a isso, a Apple obteve um crescimento anual de também 20% em vendas, chegando a 8% do mercado no último trimestre do ano passado.

De acordo com a Canalys, o bom resultado da Maçã no último trimestre de 2023 deveu-se em grande parte ao sucesso no Brasil e no México, que corresponderam a 85% das vendas de iPhones 15. Segundo a empresa, fabricantes fora das principais marcas na região contribuíram para o crescimento no último trimestre.

A Xiaomi obteve um aumento anual de 42% nas vendas, enquanto a ZTE e a HONOR registraram crescimentos de três dígitos. A TRANSSION, por sua vez, conseguiu um crescimento de incríveis 188%, expandindo-se em mercados como América Central, Caribe e Equador.

Ao todo, a Apple comercializou 2,5 milhões de iPhones no quatro trimestre de 2023 (de um total de 26,2 milhões), conquistando uma participação no mercado da América Latina de 8%. A proporção é o dobro do registrado no terceiro trimestre do ano passado, embora ainda esteja bastante abaixo dos 28% da Samsung.

Apesar de ter ficado na primeira posição, a participação da sul-coreana no mercado regional caiu em 7% no quarto trimestre de 2023, ficando abaixo dos 30% pela primeira vez desde 2014 com a concorrência no setor de entrada. A empresa passou a priorizar a segmentação, tendo como foco as categorias intermediária e premium, enquanto a Motorola solidificou-se no segundo lugar com parcerias com operadoras e varejistas, fortalecendo suas linhas mais caras.

No ano passado como um todo, o crescimento da Apple foi de 6%, enquanto a participação no mercado foi também de 6% (a mesma de 2022), com 6,8 milhões de unidades vendidas. A Samsung, neste âmbito, registrou uma queda de 13%; a Motorola, de 3%.

A Canalys creditou o aumento das vendas no último trimestre do ano passado a fatores como iniciativas de canais de comercialização e das marcas, estoques reestabelecidos e maior estabilidade socioeconômica na região. Com isso, a confiança aumentou, resultando em uma subida no consumo durante o fim do ano e uma recuperação no segundo semestre, com um ciclo de substituição de dispositivos favorável.

Para o ano de 2024, a projeção da empresa de pesquisa é de um crescimento de 3% na América Latina, apesar de desafios socioeconômicos persistentes. O número deverá ser impulsionado por ajustes nas taxas de juros na região, de modo a conter a inflação e aumentar a confiança do consumidor.

Estoques saudáveis deverão facilitar a introdução de novos modelos pelas empresas. No segmento de entrada e intermediário, marcas emergentes deverão buscar aumentar os volumes vendidos com a troca de aparelhos comprados durante a pandemia. Estratégias com inteligência artificial e parcerias também deverão ser usadas no segmento premium para fortalecer a posição das empresas.


iPhones 15 Pro e 15 Pro Max (miniatura)
Comprar
iPhones 15 Pro e 15 Pro Max
de Apple
Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

iPhones 15 e 15 Plus (miniatura)
Comprar
iPhones 15 e 15 Plus
de Apple
Preço à vista: a partir de R$6.569,10
Preço parcelado: a partir de R$7.299,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

fonte

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?