No quarto trimestre de 2023, o mercado de smartphones na América Latina obteve um desempenho 20% melhor do que no mesmo período de 2022; em todo o ano passado, o crescimento foi de 2%, chegando a 118,9 milhões de unidades.
Junto a isso, a Apple obteve um crescimento anual de também 20% em vendas, chegando a 8% do mercado no último trimestre do ano passado.
De acordo com a Canalys, o bom resultado da Maçã no último trimestre de 2023 deveu-se em grande parte ao sucesso no Brasil e no México, que corresponderam a 85% das vendas de iPhones 15. Segundo a empresa, fabricantes fora das principais marcas na região contribuíram para o crescimento no último trimestre.
A Xiaomi obteve um aumento anual de 42% nas vendas, enquanto a ZTE e a HONOR registraram crescimentos de três dígitos. A TRANSSION, por sua vez, conseguiu um crescimento de incríveis 188%, expandindo-se em mercados como América Central, Caribe e Equador.
Ao todo, a Apple comercializou 2,5 milhões de iPhones no quatro trimestre de 2023 (de um total de 26,2 milhões), conquistando uma participação no mercado da América Latina de 8%. A proporção é o dobro do registrado no terceiro trimestre do ano passado, embora ainda esteja bastante abaixo dos 28% da Samsung.
Apesar de ter ficado na primeira posição, a participação da sul-coreana no mercado regional caiu em 7% no quarto trimestre de 2023, ficando abaixo dos 30% pela primeira vez desde 2014 com a concorrência no setor de entrada. A empresa passou a priorizar a segmentação, tendo como foco as categorias intermediária e premium, enquanto a Motorola solidificou-se no segundo lugar com parcerias com operadoras e varejistas, fortalecendo suas linhas mais caras.
No ano passado como um todo, o crescimento da Apple foi de 6%, enquanto a participação no mercado foi também de 6% (a mesma de 2022), com 6,8 milhões de unidades vendidas. A Samsung, neste âmbito, registrou uma queda de 13%; a Motorola, de 3%.
A Canalys creditou o aumento das vendas no último trimestre do ano passado a fatores como iniciativas de canais de comercialização e das marcas, estoques reestabelecidos e maior estabilidade socioeconômica na região. Com isso, a confiança aumentou, resultando em uma subida no consumo durante o fim do ano e uma recuperação no segundo semestre, com um ciclo de substituição de dispositivos favorável.
Para o ano de 2024, a projeção da empresa de pesquisa é de um crescimento de 3% na América Latina, apesar de desafios socioeconômicos persistentes. O número deverá ser impulsionado por ajustes nas taxas de juros na região, de modo a conter a inflação e aumentar a confiança do consumidor.
Estoques saudáveis deverão facilitar a introdução de novos modelos pelas empresas. No segmento de entrada e intermediário, marcas emergentes deverão buscar aumentar os volumes vendidos com a troca de aparelhos comprados durante a pandemia. Estratégias com inteligência artificial e parcerias também deverão ser usadas no segmento premium para fortalecer a posição das empresas.
iPhones 15 Pro e 15 Pro Max
de Apple
Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB
iPhones 15 e 15 Plus
de Apple
Preço à vista: a partir de R$6.569,10
Preço parcelado: a partir de R$7.299,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
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