O YouTube anunciou hoje um novo design para seu aplicativo de TV, com objetivo de trazer uma experiência de visualização mais rica e interativa para as telas maiores nas casas dos espectadores.
De acordo com executivos, a plataforma está evoluindo além do seu formato tradicional de visualização passiva para introduzir recursos que permitem aos espectadores engajarem diretamente com o conteúdo de que gostam.
Com mais de 1 bilhão de horas de conteúdo sendo consumidas diariamente em televisões, a empresa reconheceu a necessidade de adaptar e aprimorar sua interface para atender aos hábitos de visualização em mudança.
Por isso, o novo design busca encontrar um equilíbrio entre a simplicidade da experiência e novos elementos, como comentários, descrições de vídeo e a capacidade de comprar produtos apresentados nos vídeos, diretamente da TV.
Com a mudança, o Google acabou desenvolvendo um reprodutor de vídeo refinado que reduz seu tamanho para acomodar esses recursos interativos ao lado do conteúdo, em vez de simplesmente obscurecê-los.
Segundo a empresa, o elemento central do novo design é garantir que funções básicas de vídeo sejam fáceis de usar. Isso assegura que assistir ao conteúdo continue sendo o principal atrativo da experiência do YouTube na TV.
A plataforma diz ter realizado testes com diferentes versões de seu design junto a usuários, explorando níveis variados de complexidade, para encontrar a medida certa de recursos interativos, evitando sobrecarregar os espectadores ou tornar a interface complicada demais para ser usada com facilidade.
Os resultados dos testes mostraram que, embora os usuários gostem de interagir mais com o conteúdo a partir de funcionalidades como chat ao vivo e descrições de vídeo, é importante que essas adições não atrapalhem a visualização do vídeo principal.
Conforme o anúncio, o novo design do YouTube deverá chegar nas próximas semanas para o app de TVs. Embora a companhia não tenha citado o tvOS no comunicado, é provável que seu app para o sistema da Maçã (e de outras set-top boxes) também receba essas novidades em breve.